Estrutura de Implantação

22-10-2010 17:00

  

Estrutura de Implantação

 

Estados e Dioceses

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

O Ministério de Comunicação Social, oficializado pelo Conselho Nacional da RCC em maio de 2000, funciona em vários estados do Brasil evangelizando através da mídia impressa, televisiva, radiofônica, internet, etc. Tem como objetivo dar uma resposta eficaz e clara ao anúncio do evangelho de Jesus Cristo neste terceiro milênio.

Quando o anjo Gabriel comunicou o plano de salvação do Pai à virgem Maria, ela pôs-se a pensar o que aquilo significava; “Entrando, o anjo, disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.”(LC 1, 28). Aconteceu ali a maior comunicação de todos os tempos – o projeto de salvação de Deus para com o seu povo se realizava – e após o diálogo com o anjo, a resposta de Maria foi um SIM, sem hesitação nenhuma.

O MCS, da Renovação Carismática Católica(RCC), também vem responder o seu SIM, como Maria, sem hesitar, buscando levar o nome de Jesus Cristo a todos os lugares possíveis, através dos meios de comunicação social: rádio, tv, jornais, revistas, internet, etc, e vai além, se colocando a serviço das demais secretarias para um trabalho de marketing, fazendo com que as pessoas que têm fome e sede de Jesus, vejam de forma mais clara e evidente que a salvação é para todos, basta dizer o seu SIM.

Em uma mensagem publicada em 24 de janeiro de 2000, fazendo referência à XXXIV Jornada Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrada no dia 04 de junho próximo, o Santo Padre, Papa João Paulo II disse: “Precisamos comunicar a boa nova a todos aqueles que queiram escutar, é indispensável a proclamação pessoal e direta, porém ao mesmo tempo deve ser realizada hoje, uma proclamação através dos meios de comunicação social”.

O trabalho realizado neste ministério é de grande relevância, agilidade e rapidez são características que devem colaborar para eficácia da comunicação efetiva, precisamos evangelizar, seja por cima dos telhados, como diz o evangelista Mateus (10, 27b), ou no seu Grupo de Oração(GO), que é a base de nosso movimento. Neste espaço(GO), acontece o Batismo no Espírito Santo. Seu grupo de oração precisa muito de pessoas que saibam aproveitar com eficiência os meio de comunicação, para que a sua comunidade possa conhecer cada vez mais este Jesus que é o motivo da existência da RCC.

O trabalho deste ministério, como as demais, não teria sentido se o Espírito Santo não se fizesse presente, e nós temos a certeza que ela nasce para somar forças na e pela unidade, com muita simplicidade, do jeito de Maria, a mãe de Jesus, o nosso salvador.

O MCS quer dar uma resposta ao plano de Deus, que é pregar o evangelho a toda criatura, no entanto, é necessário que saiamos do nosso comodismo e atendamos ao apelo de Deus, dando uma resposta eficaz aos anseios de seu povo, que vive concretamente num mundo repleto de dúvidas e incertezas.

         Vivemos em um tempo com realizações maravilhosas e um progresso científico e técnico que há alguns anos ninguém ousaria imaginar. No entanto também é uma época que derrubou violentamente muitas esperanças, é um tempo tumultuado, que não ajuda ninguém a sonhar e crer na esperança. Vivemos num mundo extremamente dividido, portanto individualizado.

         Em meio a tudo isso encontramos o homem, em busca de sua identidade e sem um sentido pelo qual vale a pena viver. Muitos desses porém, tornam-se flexíveis às “falsas verdades” que o mundo oferece sem ao menos questioná-las, não oferecendo resistência, constituindo uma multidão massificada e alienada.

         Neste sentido o MCS quer ser uma opção entre outras geradas e despertadas pelo Espírito de Pentecostes, o Espírito que move as pessoas a se encontrarem no plano do Pai, fazendo com que Ele realize uma obra nova na vida de cada filho de Deus.

         Esse mesmo Espírito que foi derramado sobre os apóstolos que estavam reunidos no cenáculo há 2000 anos atrás é o mesmo que vem sobre nós nesses dias de provação em que vivemos. Esse Espírito quer ser uma experiência sensível para cada um, impulsionando-nos a realizar a missão que nos faz sair do comodismo, pois somos continuadores das vontades de Jesus Cristo na Igreja Católica Apostólica Romana.

         A espiritualidade da RCC se dá através do Espírito Santo de Deus e seus carismas, dos quais os frutos sinalizam o processo de santificação de todo aquele que busca o Reino dos Céus, e nós como homens, filhos de Deus, temos a missão de evangelizar, manifestando aos quatro cantos do mundo o Amor do Deus Trino por nós seres humanos, levando o povo de Deus a crer não somente nas palavras mas nas obras que o Espírito Santo de Deus está realizando.

         De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “A informação dos serviços de comunicação social está a serviço do bem comum. A sociedade tem o direito a uma informação fundada sobre a verdade, a justiça e a solidariedade”(2494)*¹. É nesta intenção que o MCS pode iniciar o seu plano de implantação nos estados e dioceses começando pelos nossos grupos de oração(comunicação pessoal e direta) passando pelos meios de comunicação existentes em cada diocese sejam eles religiosos ou simplesmente comerciais. Temos que proclamar a verdadeira salvação, que é Jesus Cristo, tornando-o conhecido e amado por todos.

         Este projeto é uma opção em concordância com o estatuto da RCC no Brasil.

 

 

 

*¹ Catecismo Da Igreja Católica pg642 i.2494