Gula e autocontrole

17-06-2013 22:10

 

Assim como o sexo, é forte na natureza humana o instinto da alimentação, mesmo porque é uma questão de sobrevivência. No entanto, o comer e beber exagerados, desequilibra a vida e prejudica a própria saúde.

Gula é comer além do necessário. Tudo o que comemos, depois de satisfeitos, é uma forma de gula que pode ser pequena ou grande. Para alguns o prazer do comer, passou a ser um fim em si mesmo, e tem nisto a sua satisfação.

Se a Igreja nos aponta a gula como um pecado capital, é porque, sem dúvida, ela gera outros males como: preguiça, comodismo, paixões, doenças, etc.

A virtude oposta á gula é o autocontrole (temperança), evitar todos os excessos no comer e beber. Para destruir as raízes da gula, é preciso submeter o corpo a ação do Espírito Santo, nosso santificador.

São Paulo ensinou aos romanos que somente o Espírito pode destruir em nós as paixões: “Se viverdes segundo a carne, morrereis, mas, se pelo Espírito, fizerdes morrer as obras da carne, vivereis.”(Rom, 8,12)

A ação poderosa do Espírito Santo, aliada a nossa vontade, vem em auxílio da nossa fraqueza, e dá-nos a graça de superar os vícios.

Outra coisa irmão e irmãs, temos de dominar a língua. É o órgão da palavra e do gosto. De um lado, com a língua caímos no exagero, ás vezes até mentimos e falamos palavras que ferem. E por outro lado, a avidez do gosto torna-nos escravos da gula e passamos a “viver para comer” ao invés de “comer para viver”.

Uma arma poderosa contra a gula e nos ajuda no autocontrole é o jejum. Devemos pensar que o jejum é a oração do corpo. O jejum vai nos dando disciplina, e uma pessoa disciplinada, se torna forte e vence as batalhas.

Quero chamar sua atenção: muitas pessoas tem o “hábito” de comer demais, ás vezes de maneira compulsiva, que revela “fuga” de outros problemas. Nestes casos será preciso uma análise do comportamento, e buscar a cura deste mal com a ajuda da oração de cura interior ou de um psicólogo.

Nosso próximo tema será, ira e perdão. Até mais.

Deus abençoe!!

 

Silvia Helena

Coordenação de Formação da Região Bonfim