Inveja e benevolência

01-07-2013 21:41

 

Irmãos e irmãs, não é por acaso que a Santa Madre Igreja classifica a inveja como pecado capital, pois muitos males provém dela.

Diz o livro da Sabedoria que é por causa da inveja que o demônio levou a pecar os nossos primeiros pais no início da história da humanidade.

“Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez á imagem de sua própria natureza. É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão”(Sab 2,23-24).

Esta passagem é bem esclarecedora, e explica a razão principal pela qual o demônio tenta o homem desde o início: a inveja. Sim, a inveja que ele trazia dentro de si por ver o homem e a mulher criados belamente á imagem e semelhança de Deus; e, além do mais, colocados no Paraíso das delícias de Deus, isto é, na sua perfeita amizade e comunhão, participando de sua vida divina e de sua presença.

Na Bíblia Sagrada vemos alguns casos de inveja: Caim mata seu irmão Abel (Gen4, 1-8); também vemos o caso de José que foi vendido por seus irmãos (Gen 37, 11); e por inveja, vimos o rei Saul odiar a Davi e caça-lo como se fosse um animal a ser morto (I Sam 19,1). E o caso mais triste é o do Nosso Senhor Jesus, entregue a morte por inveja (Mt 27, 18).

Precisamos vigiar para não sentirmos inveja, porque quando a pessoa se deixa levar por ela pode praticar muitas injustiças. Quantas fofocas, maledicências, intrigas, brigas, rivalidades, calúnias, ódios, etc., acontecem por causa de uma inveja. E infelizmente até dentro da Igreja surgem corações com este sentimento.

A benevolência, ao contrário da inveja, é um sentimento divino, pois deseja o bem, o sucesso, a pessoa deseja o melhor para o outro como se fosse para si. Se alegra com as conquistas do outro, torce pelo crescimento do outro.

Quando se tem benevolência, mesmo que a inveja tente entrar no coração, a pessoa, como está em vigilância, ela ora, ela renúncia. E agradece a Deus pela vida do outro. Ter este sentimento é saber amar o outro. E necessário lutar para termos os mesmos sentimentos de Cristo Jesus.

 Oremos: Jesus manso e humilde de coração, fazei dos nossos corações semelhantes ao vosso!

O próximo e último assunto desta série será: a preguiça e diligência.

Deus abençõe!!

 

             Silvia Helena

Coordenação de Formação da Região Bonfim