Ira e perdão

25-06-2013 20:54

O nosso mundo ensina, sem cessar, que é preciso revidar, “não levar desaforo para casa”, ir ao revanche, se vingar, etc. A lição maior que Jesus nos ensinou foi aquela de “amar o inimigo”, conforme Mt 5,44. Quer dizer, justamente o contrário do ensinamento do mundo.

    

            Quem tem a ira no coração, não aceita perdoar, porque também tem o coração      orgulhoso e soberbo, pois o desejo de vingar-se mostra o grande amor próprio que alimenta, pois não aceita ver seu ego aranhado sem se vingar.

 

Por outro lado que tem o coração humilde é manso, e perdoa. O perdão é a face mais bela da caridade. Deixemos a “vingança” por conta da justiça de Deus; não queiramos fazê-la com as nossas próprias mãos, pois elas ficarão manchadas. Deus fará cumprir toda a justiça. São Paulo ensinou aos romanos:

“Abençoai os que vos perseguem, abençoai-os e não os praguejeis (...). Não pagueis a ninguém o mal com o mal...Não vos vingueis uns aos outros, caríssimos, mas deixar agir a ira de Deus, porque está escrito: A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor (Dt 32,35).” (Rom 12, 14-19)

Eu sei irmãos e irmãs não é fácil perdoar, mas como cristãos (imitadores de cristo), somos chamados a ter as mesmas atitudes de Jesus. Lembra quando Jesus estava nos seus últimos suspiros na cruz? Ele que foi tão injustiçado e maltratado soube dizer: “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem”. (Lc 23, 31)

A força do perdão é insuperável. Tertuliano de Alexandria (+230) disse algo que atravessou toda a história da Igreja e chegou até nós: “O sangue dos mártires era semente de novos cristãos”.

Gente, o império romano matou cerca de cem mil cristãos indefesos, desarmados, que não opunham resistência, senão fugir quando podiam. No entanto, o cristianismo, pela força do amor e do perdão, não da violência, subjugou o maior império de todos os tempos. O último dos imperadores a perseguir os cristãos, Juliano, o apóstata, no leito de morte exclamou: “Tu venceste, ó galileu!”.

Esta é a força do amor e não da violência. A ira nos leva a violência e o perdão ao amor.

Q  Que caminho você decide seguir?

N  Nosso próximo assunto: inveja e benevolência. Até breve!

D Deus abençõe!!

Silvia Helena

C Coordenação de Formação da Região Bonfim