Luxúria e Castidade

09-06-2013 23:09

“Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um de sua parte, é um dos seus membros.”(I Cor 12,27)

Quando se comete um pecado de impureza (luxúria), a pessoa não só se suja, mas também suja ao Corpo de Cristo, do qual ela é membro. Por isso este pecado é tão grave.

Esta é uma das razões porque nos confessamos com o ministro da Igreja (sacerdote), para nos reconciliarmos com ela, que foi manchada pela nossa falta.

Precisamos entender que nós não apenas “temos” um corpo, mas “somos” um corpo. Portan-to, o pecado da luxúria agrava-se na medida em que, mais do que nos outros casos, envolve toda nossa pessoa, corpo e alma. Lembrando também, que o Espírito Santo não habita apenas a nossa alma, mas também o nosso corpo; e daí a gravidade de se profanar o corpo, que é o templo de Deus. (Leia I Cor 3, 16-17).

Nunca, como em nossos dias, foi tão grande o pecado da luxúria. De forma tão clara,  ele aparece em músicas, nas tvs, nas revistas, jornais, filmes, etc. Um exemplo disto foi a “Parada do orgulho gay”, isto é luxúria irmãos e irmãs. Estamos sendo invadidos por um lamaçal que traz imoralidades para dentro de nossas casas, sem o menor respeito e limites.

O sexo, criado por Deus para ser belo, está se tornando um desastre, pois estão colocando o sexo fora dos planos de Deus, sem compromisso, sem matrimônio e sem amor.

Por outro lado, a castidade é a virtude que mais forma homens e mulheres na verdade, de acordo com o desejo de Deus, e os prepara para construir famílias sólidas, indissolúveis e férteis.

Em 1995 o Papa João Paulo II esteve nas Filipinas, houve uma concentração de 4 milhões de pessoas para participar da missa, e nesta ocasião 50 mil jovens entregou um abaixo-assinado ao Papa se comprometendo a viver a castidade. E é claro o Papa ficou muito emocionado.

Já é hora de voltarmos a falar corajosamente sobre a importância da castidade e da virgindade. E denunciar imoralidade como: masturbação e homossexualismo (CIC parágrafos 2352 e 2357). Também prostituições e adultérios (CIC parágrafo 2351).

A humanidade, amante do prazer, a qualquer custo, ri da castidade e da virgindade, e por isso está pagando um preço alto pela devassidão dos costumes. Para mudar esta situação é preciso resgatar os valores morais.

A castidade é longe de ser uma prisão, ao contrário, abre cada vez mais as portas da verdadeira liberdade. E só quem a vive compreende isto. E para haver a castidade nos atos, é preciso que ela exista antes, em nossos pensamentos e palavras. Uma pessoa maliciosa, nunca conseguirá ser casta. É preciso vigiar o que entra pelos olhos e ouvidos. Muitos não vigiam, por isso acham ser “impossível” viver a castidade.  Deus nos chama a lutar pela pureza. Coragem!

Nosso próximo assunto será sobre a gula e o autocontrole.

 

Deus abençoe!

 

Silvia Helena

Coordenação de Formação da Região Bonfim