Sacramento da Confirmação (Crisma)

03-10-2013 22:12

Assim como o Batismo e a Eucaristia, a Confirmação, é um sacramento da iniciação cristã.

É um sacramento em que o fiel recebe através da ação do Bispo uma unção com o Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os confirmados, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. Consiste na confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, na qual o fiel crismando é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

A imposição das mãos é reconhecida pela Tradição da Igreja Católica como a origem do sacramento da Confirmação. Na Igreja, este sacramento deve ser ministrado por um Bispo, ou por delegação especial, um padre. Interessante que, no Oriente, este sacramento é administra do imediatamente depois do Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã. Na Igreja latina administra-se este sacramento quando o fiel atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vinculo eclesial.

No Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1287: ”Ora, esta plenitude do Espírito não devia ser apenas a do Messias; devia ser comunicada a todo o povo messiânico. Por várias vezes Cristo prometeu esta efusão do Espírito, promessa que realizou primeiramente no dia da Páscoa, e em seguida, de maneira mais marcante, no dia de Pentecostes. Repletos do Espírito Santo, os apóstolos começam a proclamar “as maravilhas de Deus” (Atos 2,11), e Pedro começa a declarar que esta efusão do Espírito é o sinal dos tempos messiânicos. Os que então creram na pregação apostólica e que se fizeram batizar também receberam o dom do Espírito Santo”.

Lembra-te, portanto, de que recebeste o sinal espiritual, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e força, o Espírito de conhecimento e de piedade, o Espírito do santo temor, e conserva o que recebeste. Deus Pai te marcou com seu sinal, Cristo Senhor te confirmou e colocou no teu coração o penhor do Espírito. Aleluia!!!

Próximo assunto: sacramento da Eucaristia. Até breve!

Deus te abençõe!

 

Silvia Helena

Coordenação de Formação da Região Bonfim