Sacramentos

19-08-2013 18:50

Irmãos e irmãs, por este período conversaremos um pouco sobre os Sacramentos da Igreja.

Jesus Cristo redimiu o mundo, através da sua Morte e Ressurreição, e instituiu a Santa Igreja, Seu Corpo Místico, para levar a salvação por Ele conquistada, a todos os homens, mulheres, crianças, jovens e idosos de todos os tempos e lugares, até que Ele volte para encerrar a História , na Parusia, e julgar a humanidade. Jesus deu a seus Apóstolos, hoje os nossos Bispos, a missão de levar a salvação a toda a humanidade, pela pregação do Evangelho e celebração dos Sacramentos.

Por isso o Concílio Vaticano II chamou a Igreja de “Sacramento universal da salvação (Lumem Gentium 4). Ela é o braço estendido do Cristo na História da humanidade. Quando a Igreja nos alcança, é o próprio Cristo que nos alcança; quando a Igreja nos batiza, é Cristo mesmo quem nos batiza;  quando a   Igreja nos   perdoa  pela   Sacramento  da  Reconciliação, é Cristo quem nos perdoa...isto  é, a Igreja  é  a portadora e administradora da salvação, através  dos  Sete Sacramentos que a Igreja ministra em nome de Jesus (que maravilha hein!?).

Os Sacramentos são sinais da comunicação da graça de Deus. Por isso o cristão NÃO pode ficar sem os Sacramentos.

Os Sete Sacramentos são os seguintes: primeiramente os sacramentos da iniciação cristã – o Batismo,  Crisma (Confirmação) e Eucaristia. Em  seguida  os  sacramentos de cura  – a Reconciliação (Confissão) e Unção dos Enfermos. E finalmente os sacramentos  que estão  a serviço da comunhão e da missão dos fiéis a Ordem (Sacerdócio) e o Matrimônio.

Iremos iniciar com o Sacramento do Batismo. Falaremos da sua importância, do porque batizar as crianças, qual o efeito do Batismo em nossas vidas e  na comunidade...enfim um assunto interessantíssimo. Então, até a próxima edição.

 

Deus abençoe!

 

Silvia Helena

Coordenação de Formação da Região Bonfim