Vencendo o Gigante!

07-10-2013 21:30

A passagem de I Samuel 17, onde mostra a vitória de Davi sobre Golias nos é muito conhecida, e nos leva a perceber quão grande foi a ousadia e a coragem deste jovem que, pelo seu povo,  resolveu enfrentar um gigante.

Quando mergulhamos nesta leitura, alguns detalhes nos mostram de que se tivermos a convicção que Deus está conosco onde formos, podemos vencer, leões, ursos e qualquer gigante que se levante contra a nossa casa!

 

1-    “O Senhor, acrescentou que me salvou das garras do leão e do urso, salvar-me-á também das mãos deste filisteu”…I Samuel 17,37

 

Observe que Davi quando dirigiu estas palavras ao rei Saul em nenhum momento lembrou dos ferimentos, das cicatrizes, do grande risco que correu quando enfrentou leões e ursos para proteger seu rebanho, não citou que estes animais eram ferozes e que quase o devoraram, arranharam, morderam, nada disto, ele começa citando a certeza que o Senhor estava com ele diante destas dificuldades, mesmo sendo jovem, com aparência singela, Deus estava com ele nesta batalha.

A primeira grande lição que nos ensina este trecho é que não importa hoje qual o gigante que estamos enfrentando, seja o desemprego, a desunião, falta de amor, o adultério, a enfermidade, Deus está conosco!, caminha conosco! E nos ajudará a reconstruir a nossa casa e a vencer estes gigantes!

Muitas vezes dizemos assim, é temos que matar um leão por dia, este termos foi bem real na vida de Davi, ele literalmente precisou matar não só leões, mas ursos e até um gigante. Quando caminhamos com o Senhor, temos que ter a certeza que é possível e vamos vencer as adversidades.

A questão é que mesmo estando debaixo da graça do Senhor, muitas vezes não temos esta certeza, e se portamos como Saul que ao ver o gigante se amedrontou, veja Davi enfrentou exatamente o mesmo gigante que se apresentou para Saul, porém tinha com ele o espírito do destemor da coragem da ousadia.

 

2-    “E tirando a armadura tomou seu cajado e escolheu no regato cinco pedras lisas, pondo-as no alforje de pastor que lhe servia de bolsa. Em seguida com a sua funda nas mãos avançou contra o filisteu”… I Samuel 17,40

 

O rei Saul ofereceu uma armadura toda incrementada para Davi lutar, ele tirou a armadura e preferiu lutar usando os instrumentos que ele já tinha hábito de usar, Davi era humilde, se colocava no lugar dele, muitas vezes que queremos ser e fazer aquilo que não somos e não podemos, diante da adversidade e em qualquer momento de nossa vida devemos lutar do jeito que somos, sem máscaras, sem apetrechos, sem fantasias.

Outra grande lição é sermos autênticos, se você avaliar com uma visão espiritual a profundidade desta passagem, vemos que Davi não ficou a vontade com aquela armadura porque ele era autêntico!

Se hoje, o gigante que você está enfrentando parece ser muito maior e muito mais armado do que você que talvez tenha em suas mãos apenas um cajado, uma funda e cinco pedrinhas, lembre-se que Nossa Senhora em Medjugore nos ensina o segredo das cinco pedrinhas.

1- Receber a Sagrada Eucaristia com freqüência, se possível, diariamente;

2- Ler e meditar pequenos trechos da Bíblia Sagrada para por em prática no dia a dia. (Todas as quintas-feiras ler e meditar Mt 6, 24-34);

3- Rezar o Rosário completo, diariamente;

4- Confessar-se mensalmente;

5- Jejuar a pão e água às quartas e sextas-feiras.

 

A grande armadura que devermos usar, como está em efésios 6,10  é cingir a cintura com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, os pés calçados de prontidão para anunciar o evangelho da paz, embraçados com o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do espírito que é a palavra de Deus, desta forma apagamos todos os dardos inflamados do maligno.

Sim, é possível! Lute contra todos os gigantes que se levantarem contra a sua casa, você é um valente guerreiro e vencerá qualquer Golias, temos tantos exemplos da vida dos santos que nos demonstram isto, São Felipe Neri, era extremamente perseguido dentro da própria igreja e lutava com coragem com ousadia, porque:

 

 “Se Deus é por nós, quem será contra nós” Rom 8,31.

 

Fábio e Juliana

Ministério para as Famílias