Elementos essências na vida de um servo de grupo de oração

01-04-2013 13:15

Elementos essências na vida de um servo de grupo de oração

 

Oração: I Tess 5,17 “Orai sem cessar”

Nenhum soldado de Jesus, "pequeno ou grande", pode partir para a missão, sem antes ouvir a voz do seu General. A oração nos ajuda nesta escuta e direção. Como executar bem o trabalho sem ouvir a direção do Senhor? Por este e outros motivos, como servos de Cristo, precisamos dialogar com Ele, estreitar a cada dia nosso relacionamento. Jesus quer nos chamar de amigos (Jo 15,15), olha que maravilha sermos chamados amigos de Jesus.Ele quer que saibamos tudo o que ouviu do Pai e isto é possível através da oração. Oração pessoal, orar em família, orar na comunidade, orar com a Palavra de Deus eis o caminho que todo servo que quer agradar o seu Senhor deve seguir.

 

 Jejum: Mt 1, 20c “Quanto a esta espécie de demônio, só se expulsa pela força de oração e jejum”

O jejum, além da oração, é mais uma arma que Deus coloca em nossas mãos para lutarmos e vencermos. O jejum nos dá: disciplina, força espiritual, autocontrole, vigilância, etc.. Através do jejum, o Espirito Santo, encontra uma abertura maior em  nossos corações e melhora nossa docilidade as Suas inspirações. O verdadeiro jejum nos prepara para a batalha que enfrentamos semanalmente em nossos grupos de oração.

 

Santidade: I Pe 1, 15-16 “A exemplo da santidade Daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque Eu Sou Santo”

Eis aqui nosso chamado e vocação: ser santos em todas as coisas. Uma auto-análise  através da luz do Espírito Santo, percebemos que precisamos ser santificados a cada dia. Por vezes não temos santidade no olhar, no falar, no pensar e isto se reflete nos gestos, nas vestes, nas palavras e atitudes. Seremos santos, quando deixarmos com que o Espirito Santo frutifique em nós a paz, o amor, a paciência, a bondade, a alegria  e todos os demais frutos do Espírito ( GL 5,22). Deixemos ser conduzidos pelo Espírito de Deus, deixemos Ele nos levar, nos transformar e nos santificar.

 

Compromisso: Lc 1,38 “Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela”

Sim, é sinal de comprometimento, sinal de aliança com Deus, com a Igreja e com os irmãos. Por isso, devemos ter a certeza na força desta palavra e deixar que nosso “sim” se torne compromisso. Maria diz SIM, e assume todas as conseqüências da sua resposta.Maria confiou Naquele que a escolheu e dizer sim é confiança e compromisso no plano amoroso de Deus para cada um de nós.

 

Vocação (dom): I Cor 12, 27 “Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um , de sua parte é um dos membros”

Precisamos estar abertos, dóceis ao Espirito Santo, para que Ele nos mostre em qual dom quer nos usar. Isto fará com que sejamos revestidos de Sua força e unção e através de nós operar maravilhas no meio do seu povo. As vezes achamos o dom do irmão bonito, mas é do irmão e o seu dom não é menos honroso, pois é uma honra fazermos parte do Corpo de Cristo e sermos instrumentos poderosos em suas Mãos.

 

Palavra de Deus: II Tm 3, 16-17 “Toda Escritura ,e inspirada por Deus, é útil para ensinar, repreender, corrigir e formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”

Deveria ser para nós cristãos algo natural: ler, meditar e se orientar pela Palavra de Deus todos os dias. Mas por vezes, infelizmente, não é isto que acontece. Às vezes se pega a Bíblia somente para ir a igreja e em casa ela fica "quietinha" num canto. Precisamos, com urgência mudar esta situação, pois vemos no mundo, várias coisas que não estão de acordo com a Palavra e vemos servos também com atitudes contrárias a Palavra de Deus e isto é sinal da falta de intimidade com a Palavra e também de falta de temor ao Senhor.