Importância dos valores cristãos na infância

23-07-2013 20:52

 

Provérbios 22:6 "Ensina a criança o caminho que ela deve seguir, mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.”

 

Irmãos, diversos pais hoje estão assistindo seus filhos crescerem e irem se debandando dos caminhos de Deus, aos poucos vão se afastando a ponto de não conseguirem mais perceber o valor que isto tem em sua vida. Gostaríamos de fazer uma reflexão sobre a importância de um lar enraizado em Deus, a primeira preocupação dos pais deve ser criar um lar cristão. O Catecismo diz que:

                “O lar é assim a primeira escola de vida cristã e uma escola de enriquecimento humano (GS, 52§ 1). É dai que se aprende a fadiga e a alegria do trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e mesmo reiterado, e sobretudo o culto divino pela oração e oferenda de sua vida.”( §1657)

 

Como diz o Prof. Felipe Aquino, sem a religião não se pode dar uma formação integral à criança e ao jovem, por isso, os pais devem ser os primeiros a conduzir os filhos no caminho de Deus.

O que muitas vezes acontece, é que nossos filhos precisam experimentar aquilo que nós experimentamos, para que o seu coração seja aquebrantado.

Muito bem, e ele só terá o desejo de fazer esta experiência a partir do momento que note em nós uma mudança para melhor. São Felipe Neri, chamado o santo da alegria, atraia inúmeras crianças para sua catequese, através do seu sorriso, da sua alegria. Por que, quando estamos transbordantes do Espírito Santo, nossos filhos são contagiados por isto, é como um copo de água, quando transborda, molha tudo o que está próximo ao seu redor, ao contrário, quando somos secos, também esta secura afeta os nossos, e não existe motivação em nós para trazer a nossa família para Deus.

É importante que desde pequeno, nossos filhos nos acompanhem na igreja, para que se habituem ao ambiente que vivemos, mas sobre tudo devemos pedir a Deus o dom do discernimento, para que através de um equilíbrio, possamos conduzi-los neste caminho. Leve-os domingo de manhã na missa, mas a tarde vá ao cinema assistir um bom filme! Role no chão, abrace, brinque, corra, e finalize com uma oração! Veja o que o catecismo nos diz:

§902 De maneira especial, os pais participam do múnus de santificação "quando levam uma vida conjugal com espírito cristão e velando pela educação cristã dos filhos".  Ou seja, o encargo dos pais e a santificação dos filhos, isto só é possivel se estamos bem junto deles, lembre-se mais uma vez da água do copo que transborda, ela só molha o que está próximo, se estiver distante, permanence seco. Para trazer os nosso filhos para Deus, devemos nos aproximar deles!

Deus abençoe as nossas famílias!

 

Fábio e Juliana

Ministério para as famílias Região Bonfim