Orientações para servos dos Grupos de Oração da RCC

25-06-2013 20:56

 

O grupo de oração é um grupo de pessoas que, por misericórdia de Deus, um dia tiveram suas vidas tocadas pela bondade infinita do Senhor e foram convencidas a viver uma vida nova, a vida no Espírito

 É essa a missão do Grupo de Oração: fazer com que as pessoas recebam o Batismo no Espírito Santo e tenham suas vidas renovadas, resgatadas, e guardem, para sempre, no coração, a esperança da vida eterna, a alegria da salvação.

Pessoas batizadas no Espírito Santo são as que deixam transparecer entusiasmo em evangelizar, a fim de que outros também possam ter acesso a essa fonte de vida nova. São pessoas que com a sua vida testemunham que Jesus Cristo é o Senhor.

Se isso não está acontecendo nos nossos grupos de oração, se as pessoas que vão ao Grupo não estão sendo transformadas, então o coordenador do Grupo, juntamente com a sua equipe de servos, deve parar diante do Senhor e perguntar a Ele o que está acontecendo, o quê está impedindo o Grupo de Oração de cumprir.

Além de nos colocarmos em oração, talvez fosse interessante rever alguns pontos-chave da nossa vida carismática: conversão de vida, louvor, perdão, oração pessoal, leitura diária da Palavra e freqüência aos sacramentos, ou seja, analisar nossa conversão de vida que infelizmente tem sido negligenciada. Não podemos esquecer que vivemos a nossa vida sob o olhar de Deus que tudo sonda e tudo perscruta e que um dia haveremos de nos apresentar diante do justo Juiz.

O verdadeiro servo se antecipa aos acontecimentos clamando pelo Espírito Santo a fim de agir de forma santa nos seus relacionamentos e no seu viver diário. A santidade é uma meta a ser alcançada, mas ela é feita de pequenos passos, de atitudes e decisões que vamos tomando no dia a dia. Essa atitude afasta para longe as: divisões, brigas de poder, sentimentos de superioridade, anseios para “aparecer”, falta de comprometimento, dificuldades para perdoar e acolher o outro com seus limites, recusa as formações e direções, etc.; 

O grupo de oração é o nosso tesouro, lugar dos servos do Senhor na RCC, por isso o servo que não vai ao grupo de oração, não deve exercer um ministério.

Para que isso não pareça uma imposição, precisamos entender que os ministérios existem para o grupo de oração e não para o servo, já que eles são para a edificação da Igreja.

Além disso, é a comunidade que atesta o ministério de cada um de nós. Isso significa dizer que o núcleo do grupo de oração observou-nos, orou e obteve do Senhor a confirmação para que pudéssemos exercer o ministério e, ao fazê-lo, a comunidade colhesse frutos autênticos.

É no Grupo de Oração, Cenáculo de Pentecostes, que acontece o batismo no Espírito Santo, e sem este não podemos servir como convêm.

É no grupo de oração que nos abastecemos para melhor exercermos o nosso chamado, já que a graça que é derramada no grupo de oração se estende por toda a semana, inclusive para a reunião do núcleo de serviço. Quando se fala em reabastecer-se, significa dizer que devemos participar do grupo de oração de coração aberto para colher as graças de Deus e deixarmos ser modelados e conduzidos pelo Espírito.

Os servos do núcleo de serviço são responsáveis pelo Grupo de Oração como um todo. Daí a necessidade de receberem formação para os diversos ministérios. O termo “ministério” é amplamente usado na Renovação Carismática para designar de uma maneira geral, os diversos serviços do Grupo de Oração. São estes os mais comuns: oração por cura e libertação, intercessão, artes, pregação, evangelização infantil, coordenação, comunicação (acolhida, visita, terço, cartas, etc.), famílias, formação, jovens, etc..

Ao instituir seus servos, Deus os capacita para exercerem sua missão, que sempre terá como objetivo a glorificação de Deus e a conversão de seus filhos. Por isso, Ele dota seus ministros dos dons, dos talentos e das aptidões que eles vão precisar para exercer os ministérios, de tal forma que possam contar sempre com a graça, afim de não cair na tentação da autossuficiência e de um exercício simplesmente humano de serviço a Igreja no Grupo de OraçãoÉ importante a consciência de que todos os serviços prestados ao reino de Deus, em nome de Jesus Cristo, são de origem divina, acontecem sob a ação do Espírito Santo. É Ele quem dá a força para testemunhar Jesus Cristo “até os confins da terra” (cf. At 1, 8) e cumula de carismas; sem Ele a missão será de baixa eficiência, fraco desempenho, ausência de criatividade, de zelo e de perseverança.

Os servos exercem seu serviço participando do ministério de Jesus. Portanto, ministério é um serviço prestado à comunidade com a capacitação dos carismas. “Ministério é, antes de tudo, um carisma, ou seja, um dom do Alto, do Pai, pelo Filho, no Espírito, que torna seu portador apto a desempenhar determinadas atividades, serviços e ministérios em ordem à salvação”

Os ministérios devem ser formados na medida da necessidade e da realidade de cada Grupo de Oração. Seus membros devem ser escolhidos em oração e de acordo com os vários dons que surgem. Para cada necessidade há pessoas ungidas pelo Espírito para seu atendimento (cf. Rm 12, 6-8; cf. I Cor 12, 7-10).

As pessoas que formarão as diversas equipes, para os diversos serviços do grupo de oração devem ser recrutadas dentre aquelas que já se identificam com a espiritualidade da RCC, batizadas no Espírito Santo, comprovada fidelidade e perseverança e que sejam disponíveis.

A autoridade do servo vem da autoridade de Jesus. É um dom do Espírito Santo; e isto é o que faz diferença entre a sua e as outras autoridades. O poder e autoridade é de Jesus; então, nada de orgulho, nada de se achar o melhor, o mais santo (cf. Lc 17, 10). Um servo olha não para as obras de suas mãos, mas para o autor que é Deus. Nunca deve atribuir a si os méritos das obras que realiza, mas unicamente a Ele.