Pecados e virtudes capitais

19-05-2013 21:06

 

O pecado é a maior catástrofe deste mundo, porque separou e separa a humanidade do seu Criador.

Por Cristo e pela Igreja, o Pai vai vencer o pecado e a sua pior consequência, a morte. E vai reunir novamente os seus filhos que o pecado dispersou.

O Papa João Paulo II (hoje Beato), disse certa vez que “a Igreja existe para nos levar a santidade”. É o mesmo que dizer que ela foi instituída por Jesus para “arrancar os pecados” do mundo e de nossa alma.

O santo Concílio Vaticano II ( 12/1961 a 12/1965 ), interpretou a igreja, como o “Sacramento universal da salvação” (LG,48), e o Catecismo da Igreja Católica afirma que ela é a “reação de Deus ao caos provocado pelo pecado”(paragrafo 761).

Em sua sabedoria de dois mil anos, a Santa Madre Igreja nos ensina que, os piores pecados são aqueles que ela denominou de capitais, como que pais e mães de uma infinidade de outros pecados. E vencendo esses pecados capitais, estamos como que arrancando de nossa alma, as piores raízes do mal.

Irmãos e irmãs, nas semanas seguintes, faremos uma análise sobre os sete pecados capitais que são: orgulho, avareza, luxúria, gula, ira, preguiça e inveja e suas conseqüências.

E de contrapartida, veremos também sete virtudes capitais que são: humildade, desprendimento, castidade, auto-controle, perdão, benevolência e diligência.

Iniciaremos com o orgulho e a humildade. E que ,como filhos e filhas, possamos acolher tudo que a Mãe Igreja nos ensina. Aproveite!

 

Deus abençoe!

Silvia Helena

Coordenação de Formação Regional