PROJETO

22-10-2010 17:04

 

PROJETO

 

 

ASSUNTO:

 

-Plano de implantação do Ministério de Comunicação Social nos estados e dioceses.

 

JUSTIFICATIVA:

 

-“Talvez uma das mais lindas ofertas que podemos fazer a Jesus Cristo no segundo milenário do seu nascimento seria que a Boa Nova fosse finalmente dada a conhecer a todas as pessoas no mundo – antes de tudo através do testemunho do exemplo cristão – mas também através da mídia: ‘Comunicar Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida’. Seja este o empenho de todos os que professam a singularidade de Jesus Cristo, fonte de vida e de verdade.” (João Paulo II, Mensagem para 31º dia mundial das Comunicações, 1997)

 A RCC Brasil percebendo esta necessidade de comunicar Jesus, oferece um plano de ação, através do MCS, a todos os GO, dioceses e estados, a fim de tornar o nome de Jesus Cristo conhecido e amado por todos. Seja através da comunicação pessoal e direta(GO) ou através dos meios de comunicação de massa. (maas media)

 

OBJETIVO GERAL:

 

-Este projeto tem o objetivo de provocar e despertar nos, estados, dioceses e grupos de oração(GO), a necessidade de se voltar para o mundo das comunicações no interior de nossas comunidades, e ao mesmo tempo, sabermos fazer uso dos meios de comunicações disponíveis, chamados pelo Papa João Paulo II de “Aerópagos Modernos” da evangelização.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

-Despertar a necessidade deste ministério nos trabalhos desenvolvidos em cada diocese.

-Colocar o mesmo a serviço dos demais ministérios, desenvolvendo trabalhos com comunicação e marketing, de acordo com as necessidades de cada um deles.

-Promover a implantação do mesmo dentro dos Grupos de Oração(GO) de sua diocese, aproveitando o potencial das pessoas que participam dos GO. Muitas pessoas nas paróquias desconhecem o trabalho da RCC, e nós temos que fazer notícia e anunciar o evangelho, partilhando a espiritualidade vivida dentro do nosso movimento.

-Anunciar explicitamente a Palavra de Deus, gerando a experiência do Amor do Pai, em conformidade com as necessidades do nosso povo em todas as suas dimensões: social, econômica e religiosa, seja pela proclamação pessoal e direta ou através dos meios de comunicação.

-Trabalhar na e pela unidade, somando forças, visando o bem da comunidade.

-Desenvolver trabalhos dentro dos núcleos Diocesano, Estadual e Nacional, nas áreas de atuação deste ministério.

-Fazer o reconhecimento dos trabalhos que já estão sendo realizados em seu estado e diocese, para que a RCC Brasil tenha uma dimensão dos trabalhos desenvolvidos de comunicação e marketing dentro do Brasil.

-De acordo com o documento 59 da CNBB*² – Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio, devemos “Utilizar as ferramentas do marketing e das relações públicas para potencializar a mutua colaboração, a solidariedade e o crescimento da sociedade e do ser humano como um todo, evitando, neste campo, a mera transferência das técnicas empregadas no mercado, e o culto à personalidade dos comunicadores”. Nós que estamos neste ministério devemos tomar cuidado e agir como João Batista, estar somente a serviço do reino, “que eu diminua e que o nome de Jesus cresça”, pois os meios colocam as pessoas em evidência. Temos que ser simples e humildes e estar a serviço, do jeito de Maria.

-Aproveitar os espaços disponíveis em suas dioceses: rádio, tv, jornal, etc, para que o MCS possa, além de evangelizar, comunicar a todos o que acontece dentro dos grupos de oração.

 

PROCEDIMENTO:

 

-Organizar o ministério na sua diocese, com 07 pessoas, para que cada núcleo tenha uma pessoa responsável, assim o coordenador do ministério e seus colaboradores possam se reunir para rezar e avaliar os passos que a mesma tem dado rumo aos objetivos propostos pela Coordenação Nacional, que está sempre em comunhão com os demais ministérios, para que aconteça uma mesma linha de ação, unidos pelo Espírito Santo.

-A Oração, o Louvor e o Clamor do Espírito Santo devem se fazer marcas indeléveis na implantação deste ministério nos GO, dioceses e estado (antes de realizar qualquer projeto, primeiro passo estar em oração para sentir a vontade de Deus, buscar discernimento junto a coordenação da RCC local e depois realizá-lo).

-“Valorizar a presença na comunidade local de pessoas com formação especial no campo da comunicação, convocando-as e animando-as a integrar os projetos na área da comunicação social dentro da Igreja”(CNBBdoc.59)*³, valorizando, acima de tudo os carismas que nós vivenciamos dentro do nosso movimento.

-Preparar, pessoas que saibam trabalhar com novas tecnologias através das OCC(Oficinas Carismáticas de Comunicação).

 

DESTINATÁRIOS:

 

-Todos os Grupos de Oração, Dioceses e Estados do Brasil

 

FINALIDADE:

 

-Ser suporte para os Grupos de Oração, Dioceses e Estados, inserindo a RCC e seus trabalhos nos meios possíveis.

 

 

*² Doc. 59 CNBB – Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio pg.13 i.23

*³ Doc. 59 CNBB – Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio pg.13 i.25

 

 

ESTRUTURA DE TRABALHO DO MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

 

-         De acordo com a Coordenação Nacional deste ministério, seu trabalho se divide em NÚCLEOS, facilitando o desenvolvimento do mesmo dentro dos Estados, Dioceses e Grupos de Oração. Gostaria de ressaltar que devemos respeitar as nossas realidades locais e trabalharmos com o que temos, se formos fiéis no pouco Jesus nos confiará mais.

 

NÚCLEO DE MÍDIA ELETRÔNICA

 

Internet: Home page; e-mail; banco de dados,...

Televisão: Entrevistas, Jornalismo, Programas afins, Rede Católica,...

Rádio: Noticiários Comunitários, Transmissões de eventos,...

Áudio: Produção de CD’s, fitas, gravações, vídeo, organização logística em eventos, apoio a EPA,...

 

-         Responsável pelas ações do MCS na Internet, Rádio, Televisão, Produções Áudio-Visual e outros recursos existentes nesta área.

Organizar serviços de apoio às atividades locais e regionais da RCC, tais como: divulgação pela internet, preparação e envio de releases à imprensa, participação em entrevistas, preparação de notícias para as redes de televisão, rádio, gravação de eventos, etc.

 

NÚCLEO DE PUBLICAÇÕES

 

Jornais: Dos MCS da RCC, específicos para o escritório local.

Revista: Apoiar a Revista RenovAÇÃO colaborando com artigos, fotos, apoio publicitário, campanhas de assinaturas, divulgação regional em eventos,etc.

Mala direta: Folhetos, cartazes, convite,...

Promocional: Camisetas, Banners, adesivos,...

 

-         Responsável por organizar a produção de Jornal de circulação interna, no Estado, na Diocese e nos Grupos de Oração com notícias dos Ministérios e quando solicitado, produzir informes de eventos.

Orientar o trabalho de Mala Direta, Folheto, Cartazes, Convites, ... mantendo a padronização visual, conteúdo das mensagens, ortografia, ... incluindo todo o material promocional a ser utilizado no evento (camisetas, bonés, adesivo, etc)

Ter ação específica para Revista Nacional Da RCC (RenovAÇÃO) Contribuindo nos itens: artigos, assinaturas, anúncios, etc, além dos itens relatados no organograma. (disponível no site da RCC Brasil)

 

 
 

 

 

 

NÚCLEO EVENTOS

 

Cenáculos, Assembléias, Encontros, Escolas de Formação (EPA),...

 

-         Responsável por apoiar a RCC em seus eventos dos GO, Diocesanos e Estaduais

 

 

NÚCLEO MÍDIA EXTERNA

 

Out-door, Painel Front Light, Bus-Door, Placas, Faixas,...

 

-         Responsável pela atuação do MCS nos meios de comunicação externo como: out-door, painéis eletrônicos, placas, faixas, bus-door, etc.

Esses recursos de intensa visualização pública devem ser utilizados com critérios de padronização estética e principalmente com textos e imagens evangelizadoras.

 

NÚCLEO IMPRENSA

 

Entrevistas, Releases, Coletivas,...

 

-         Responsável pela ação de assessoria junto aos órgãos de imprensa, facilitando o trabalho dos profissionais competentes.

 

NÚCLEO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

 

Representações em eventos

 

-         Responsável pelo ACOLHIMENTO das pessoas nos Grupos de Oração e em eventos organizados pelo escritório local ou estadual, se for possível oferecer ajuda na organização logística dos eventos, programas, etc.

 

NÚCLEO DE FORMAÇÃO

 

-         Organização de cursos, palestras e encontros de comunicadores

-         Distribuição de artigos, estudo e notícias para os núcleos

-         Capacitação das equipes de trabalho dos núcleos

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

         A comunicação pode ser uma ponte que abre novas possibilidades de evangelização para seu estado, diocese e grupo de oração. É importante que este projeto seja conhecido pelas lideranças da RCC para que possamos unir forças com os demais ministérios a fim de que neste Terceiro Milênio a Boa Nova de Jesus Cristo chegue também aqueles que estão afastados da palavra de Deus.

 

 

 

 

 

 

                                                                 Anselmo Baraldi

Coord. Comissão e Ministério de Comunicação Social - RCC/Br