Sacramento da Eucaristia
“Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós” e “este cálice é a nova no meu sangue, que vai ser derramado por vós” ( Lucas 22, 19-20).
O sacrifício da cruz e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício. Idênticos são a vítima e Aqueleque oferece , diverso é só o modo de oferecer-se: cruento na cruz, incruento na Eucaristia.
Bom, continuandoa reflexão sobre os sacramentos, chegamos a Sagrada Eucaristia, lembrando que; também faz parte dos sacramentos de iniciação cristã junto com o Batismo e a Crisma. Portanto, a Eucaristia é a fonte e o centro de toda vida cristã.
Originalmente a Sagrada Eucaristia era a oração de ação de graças da Igreja primitiva, precedia a consagração do pão e do vinho, posteriormente a palavra foi conferida a toda celebração da Santa Missa. A Sagrada Eucaristia é o sacramento em que Jesus entrega o Seu Corpo e o Seu Sangue – Ele próprio, por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até o Seu regresso, confiando assim a Sua Igreja o memorial da Sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna.
A Igreja participa do Sacrifício Eucarístico de forma direta, pois na Eucaristia, o sacrifício de Cristo torna-se também o sacrifício dos membros do Seu Corpo. A vida dos fiéis, o seu louvor, o seu sofrimento, a sua oração, o seu trabalho são unidos aos de Cristo. Enquanto sacrifício, a Eucaristia é também oferecida por todos os fiéis vivos e defuntos em reparação dos pecados de todos os homens e para obter de Deus benefícios espirituais e temporais.
Porém, para receber a sagrada Comunhão é preciso estar plenamente incorporado á Igreja Católica e em estado de graça, que dizer, sem consciência de pecado mortal. Quem tem consciência de ter cometido pecado grave, deve receber o sacramento da reconciliação (confessar-se), antes da Comunhão. São também importantes o espírito de recolhimento e de oração, o jejum prescrito pela Igreja e ainda a atitude corporal (gestos e trajes), como sinal de respeito para com Cristo.
Por fim, é um grande dom da nossa fé: crer na Eucaristia, Jesus se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Glória a Deus!!!
Próximo assunto: o sacramento da Reconciliação (Confissão).
Deus abençõe!!
Silvia Helena
Coordenação de Formação da Região Bonfim