Sacramento da Reconciliação (Confissão)

03-10-2013 22:15

Nesta edição iremos falar sobre o sacramento da reconciliação (confissão), que junto com a unção dos enfermos é chamado de sacramento de cura.

“O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, ele que remiu os pecados do paralítico e restituiu-lhe a saúde do corpo, quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramento da Reconciliação(Penitência-Confissão) e o sacramento da Unção dos Enfermos”. (Catecismo da Igreja Católica – parágrafo 1421).

O sacramento da Reconciliação é chamado também de sacramento da confissão, perdão e conversão.

Todo batizado é chamado a viver esse sacramento, pois embora no batismo o homem seja liberto do pecado, arrebatado da morte e destinado a uma vida na alegria dos redimidos, a nova vida da graça, recebida neste sacramento, a fragilização da natureza humana e a inclinação para o pecado (isto é a concupiscência), não foram suprimidas. Desta forma, Cristo instituiu o sacramento da reconciliação para a conversão dos batizados, os quais d’Ele se afastaram devido ao pecado.

“Recebei o Espírito Santo; aqueles a quem perdoardes os pecados serão perdoados, e aqueles a quem os retiverdes serão retidos”. (Evangelho de São João 20, 22-23).

O próprio Jesus perdoou os pecados de muita gente, para o Senhor isso era mais importante do que fazer milagres. Ele via aí o maior sinal de irrupção do Reino de Deus, em que todas as feridas são curadas e todas as lágrimas enxugadas. O Senhor transmitiu aos Seus apóstolos a força do Espírito Santo, na qual Ele perdoava os pecados. Dessa forma, quando nos dirigimos a um sacerdote para confessarmos nossos pecados, caímos nos braços do nosso Pai celeste.

Todo fiel, é obrigado a confessar seus pecados graves ao menos uma vez no ano, por ocasião da Páscoa. E no ato penitencial da Santa Missa, colocamos diante do Nosso Deus os menos graves. Lembrando que, devemos estar com um verdadeiro sentimento de arrependimento em nossos corações. E confiantes na misericórdia do Nosso Senhor.

Através deste sacramento, o fiel se reconcilia com Cristo, com a Igreja e com os irmãos, é portanto, um sacramento de cura, de recomeço de uma vida de santidade, de acolhimento nos braços do Pai. Assim como ensinado por São João Maria Vianney, o Cura D’ars, depois de cada pecado reconhecido e confessado, ressuscitamos. A confissão concede ao fiel a oportunidade de uma vida nova por meio da misericórdia do Senhor.

Próximo assunto;a Unção dos Enfermos. Até lá!

Deus abençõe!

 

Silvia Helena

Coordenação de Formação da Região Bonfim