Sacramento da Unção dos Enfermos

03-10-2013 22:17

Em Tiago 5, 14 lemos: “Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.”

Bom, o sacramento da Unção dos Enfermos é junto com o sacramento da Reconciliação, um sacramento de cura. Deus nos ama!! Isto é um fato, e Ele, de todas as maneiras nos demonstra este amor. E através deste sacramento podemos sentir o carinho de Deus para com seus filhos e filhas doentes. Glória a Deus!!

A oração é uma fortaleza no sofrimento. A oração pela saúde dos enfermos é um ato comunitário sob a animação dos anciãos da Igreja, que oram pelo enfermo, ungem-no com óleo e invocam o nome curador de Jesus.

Este não é um sacramento só daqueles que se encontram ás portas da morte. Antes era chamado de Extrema Unção, hoje chamamos de Unção dos Enfermos, pois a pessoa pode perfeitamente recobrar a saúde depois de receber este sacramento, este sacramento também é ministrado para pessoas que irão fazer uma cirurgia grave.

Somente os sacerdotes são ministros da Unção dos Enfermos. É dever  dos  pastores   instruir os fiéis sobre os benefícios deste sacramento.

Que os fieis incentivem os doentes a chamar o sacerdote para receberem  este sacramento. Que os doentes se preparem para recebê-lo com disposições, com a ajuda de seu pastor e de toda a comunidade eclesial, que é convidada a cercar de modo especial os doentes com suas orações e atenções fraternas.  (Catecismo da Igreja Católica – parágrafo 1516).

Nosso próximo assunto será sobre o sacramento do Matrimônio.

Deus abençõe

 

Silvia Helena

Coordenação de Formação da Região Bonfim