Sacramento do Batismo

26-08-2013 22:43

Os sacramentos da igreja são um encontro pessoal com Jesus, sinais sensíveis e eficazes da graça de Deus. Um dos sinais iniciais é o Sacramento do Batismo.

Como sacramento de iniciação cristã, o Batismo assim como, Crisma e Eucaristia, lançam os alicerces da vida cristã. Ele é o caminho do reino da morte para a vida, porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoura com Deus.

Batizar significa imergir na água. O batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como nova criatura. Por isso o batismo é chamado de banho de regeneração e da renovação no Espírito Santo e iluminação, pois o batizado se torna filho da luz. Porque tendo nascido com o   pecado original, ele  tem  necessidade  de  ser  libertado do poder do  maligno  e  de  ser transferido para o reino da liberdade dos filhos de Deus.

Quando somos batizados são causados alguns efeitos em nós, o perdão do pecado original e de todos os pecados, também são conferidas ao batizado, virtudes teologais: fé, esperança, caridade, dons do Espírito Santo (infusos – não os carismáticos).

As crianças, nascidas com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também tem  a necessidade  do novo  nascimento no Batismo.  Por isso,  como as crianças ainda não tem consciência da graça batismal, os pais e a Igreja tem a responsabilidade de leva-las as águas batismais e professar a fé por elas. E também junto com os padrinhos, alimentar a fé da criança. Como os pais se preocupam em alimentar o corpo de seus filhos, precisa-se ter também a preocupação de alimentar a fé; e este alimento começa pelo batismo.

Os que morrem sem o Batismo, a Igreja nos ensina que, porque Cristo morreu para a salvação de todos, podem ser salvos, mesmo sem o batismo, aqueles que morreram por causa da fé (batismo de sangue), aqueles que estavam sendo preparados para receber o sacramento e todos os que, sob impulso da graça, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a Sua vontade (batismo de desejo). Quanto as crianças, mortas sem batismo, a Igreja na sua liturgia confia-as á misericórdia de Deus.

Nosso próximo assunto será: sacramento da Confirmação (Crisma).

Deus abençõe!!

 

Silvia Helena

Coordenação de Formação da Região Bonfim