Soberba e Humildade

27-05-2013 23:23

 

Soberba (orgulho) e Humildade

 

A soberba encabeça a lista dos pecados capitais e é sem dúvida o pior de todos, tornando-se a mãe de todos os vícios. Foi a soberba que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva a desobediência mortal para toda a humanidade, pois devido a soberba queriam ser “deuses”.

 

A soberba consiste na pessoa sentir-se como se fosse a “fonte” dos seus próprios bens materiais e espirituais. Isto é, tem um conceito elevado de si mesmo, acha-se superior aos outros.

 

A soberba tem muitos filhos, como: vanglória, autossuficiência, arrogância, prepotência, exibicionismo, individualismo, etc.., além é claro de desencadear todas as demais desgraças na vida do homem: inveja, ira, avareza e daí por diante. São Paulo diz aos gálatas: “Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6,3).

 

Por outro lado temos a humildade, que é o oposto da soberba. A palavra humildade vem de “húmus”, aquilo que se acha na terra, no pó. O humilde, é aquele que reconhece o seu “nada”.

 

A humildade é a virtude que mais caracterizou o próprio Jesus, “manso e humilde de coração” (Mt 11,29) e também marcou a vida de Nossa Senhora, “a serva do Senhor” (Lc 1,38), de São José seu esposo e de todos os santos da Igreja.

 

São Vicente de Paulo ensinava que, o demônio não pode nada contra a alma humilde. Santa Terezinha de Jesus, doutora da Igreja, muito sábia dizia..”eu quero o último lugar(...) sei que nínguem vai brigar comigo por causa dele”, não simplesmente para evitar os conflitos, mas por saber que lá é o seu lugar.

 

É a humildade que forma a comunidade cristã sólida no amor. “Revesti-vos todos de humildade em vossas relações mutuas”, diz São Pedro (Primeiro Papa da Igreja), em sua primeira carta (1Pe 5,5).

 

E eis uma verdade: todas as brigas e rivalidades de nossas comunidades cairão por terra, quando cada um de nós for verdadeiramente humilde. Pois onde a humildade está presente, não há lugar para competição e disputa. Por isso oremos sempre: “Jesus manso e humilde de coração, fazei dos nossos corações semelhantes ao vosso”

 

Na próxima semana, falaremos um pouco sobre a avareza e o desprendimento. Até lá!

 

Deus os abençoe!

 

Silvia Helena

Coordenação de Formação Região Bonfim